Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

8º Consurso Literário Valacir Cremonese


Este prêmio eu ganhei no final do ano passado no "8º Consurso Literário Valacir Cremonese" da cidade de Sobradinhos/RS.
Quero agradecer, ainda que tardiamente, o pessoal da secretária de cultura de Sobradinho/RS e todos que participaram desse evento, fiquei muito feliz.
O meu conto “A Grande aventura”, se classificou entre os 10 primeiros colocados e abaixo deixei-o para quem se interessar em ler.





A GRANDE AVENTURA

Eu vivia em uma solidão abismal há incontáveis milênios-luz do ponto azul perdido no cosmos. Nem sempre foi assim, porque sempre sonhei em ser alguma coisa, sem saber ao certo no quê. 

Há outros incontáveis milênios-luz atrás, eu me transformei num átomo e era feliz, ricocheteando-se de um lado para o outro. E descobri que próximo a mim havia outros nadas que se transformaram em átomos. Foi uma brincadeira divertida enquanto durou, mas meu espírito é aventureiro e desejava algo mais intenso. 

Nasceu em mim algo chamado cobiça. Declarei guerra aos outros átomos e fui anexando-os, até me transformar numa célula. Devido a minha loucura, outros átomos com medo, partiram para a defesa e se juntaram em outras células. Só que meu desejo de poder era incontrolável, não bastou mais ser uma célula e declarei guerra às outras células.

E quando a guerra celular começou, uma luz azul resplandeceu a minha frente. Era um lugar tão cheio de água e desejei fazer morada neste planeta, porque ali eu poderia realizar todos os meus desejos e no mesmo instante, descobri no que eu queria me transformar. 

E a guerra celular continuou, fui derrotando sem piedade célula a célula, e pouco a pouco me transformei num protozoário, depois numa alga, num pequeno animal e finalmente num homem. 

A minha ânsia de vitória era incontrolável, tornei-me Ninrode; Ramsés; Júlio Cesar; Carlos Magno; Napoleão e Hitler... Eu escravizei vários homens por puro prazer sádico. Apesar de ter me transformado em um homem, a solidão voltou a atacar e meu espírito se contraiu. Dentro de mim uma inquietação tomou conta, era o peso da minha consciência. 

E mudei meu ser vil para algo bom, adotei Gandhi como mentor e comecei a organizar passeatas pacíficas, boicotes as coisas que eu não gosto e as pessoas começaram a me procurar e pedir conselhos, elas quase me chamaram de Deus.  

E meu espírito não podendo mais se conter dentro do corpo, expandiu-se englobando toda a Terra. E vi todas as aflições, tristezas, alegrias e esperanças dos homens. Percebi que não era tão simples resolver todos estes conflitos. 

Não me importei com o impossível e na minha ânsia de querer ajudar, expandi-me ainda mais, até englobar toda a galáxia. Tudo era tão lindo! Vi cores infinitas, formação de planetas, cometas que vão e que veem e uma paz absurdamente silenciosa, uma sensação de infinita felicidade.

Esqueci-me dos homens e queria conhecer mais do silêncio, da paz que nunca acaba. Em um esforço que nunca fiz antes, comecei a me expandir para outras galáxias e encontrei seres inteligentes, bárbaros, espíritos iluminados, vegetais sofisticados, gente inculta, amigos e inimigos.  

Não podendo mais carregar o infinito amor do meu ser, eu explodi numa supernova e da minha explosão formaram-se outras infinidades de átomos que seguiriam cada um, a sua própria grande aventura.

Um comentário:

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias